Cada geração guarda características próprias e entende-las é importante para conviver bem como as pessoas.
Mas esse conhecimento, aplicado à área corporativa é definitivo no que tange à eficácia de estratégias de marketing e ao melhor aproveitamento do indivíduo como membro de uma equipe produtiva. Para saber identificar tendências e antecipar jogadas de mercado é preciso entender cada geração.
A Chiminazzo Imóveis simplifica o assunto para você:
Nascidos no período pós-Segunda Guerra Mundial. No Brasil, era de JK e de “50 anos em 5”. No cenário cultural a Tropicália e uma fase de enorme otimismo.
Geração idealista, combativa, disciplinada e com espírito coletivo, foi responsável por iniciar as lutas por direitos civis e políticos.
Lutou pela liberdade de botar o pé na estrada, ouvir rock’n’roll e curtir grandes festivais de música.
Concentram hoje grande parte da riqueza mundial e são responsáveis pelas principais tomadas de decisão ao redor do mundo, tanto no comando de países quanto de grandes empresas. É uma geração que costuma ser mais resistente as mudanças.
Essas pessoas cresceram durante a Guerra Fria e, aqui no Brasil, a ditadura militar. O otimismo não é mais o mesmo de seus pai e avós.
Acalentam a estabilidade e a disciplina, mas são mais céticos em relação a autoridades e governantes. São mais individualistas e competitivos.
Muitos abriram sua própria empresa, tem poder de compra e o exercem em sua plenitude. São bastante consumistas.
Nascidos com a informática e a globalização, essa geração é a da informação em alta velocidade.
No Brasil, nasceram no contexto da redemocratização e da instabilidade econômica e política, mas viram o país começar a dar passos mais seguros com o surgimento do Plano Real.
Flexíveis às mudanças, adoram uma inovação. Para eles, o que importa é a paixão, a experiência e não ligam para a estabilidade.
São questionadores, preocupam-se com o futuro do planeta e defendem o consumo consciente. Não se limitam ao lugar onde vivem, são cidadãos do mundo.
Super imediatistas, querem ter o que desejam o mais rápido possível. São hoje a grande força no mercado de trabalho e de consumo, pois representam a maior parte da população economicamente ativa do país.
No Brasil, essa geração nasce em um momento de prosperidade, crescimento econômico e busca por justiça social.
Porém, na sua adolescência, já passa pela crise política e econômica após as eleições presidenciais de 2014. São esses adolescentes que se engajam em movimentos de contestação ao governo, seja para um lado, seja para o outro. São engajados politicamente.
Tendo nascido com um celular na mão, são chamados de “nativos digitais”. Para eles, não existe divisão entre online e offline, pois estão conectados o tempo todo. São extremamente ágeis, multitarefas e capazes de absorver uma grande quantidade de informações. São ativistas e dispostos a doar parte do seu tempo para alguma causa principalmente as ligadas às minorias, como homofobia, racismo, machismo, xenofobia.. São muito críticos mas sem fugir da sua responsabilidade. A insegurança com o futuro é uma marca dessa geração. Preocupam com o dinheiro e entendem que, mesmo que não tenham um emprego dos sonhos, a carteira assinada é um caminho para a estabilidade financeira. São suscetíveis a ter casos de ansiedade, depressão e até suicídio.
Os integrantes dessa geração têm aproximadamente 10 anos hoje e estão na mira das empresas pois serão os consumidores do amanhã.
Nascem em um período de recessão econômica no Brasil e crescem em uma época de polaridade e extremismo.
Muito importante é a sua relação com a inteligência artificial e provavelmente estarão mais preparadas para as transformações que estão por vir, ou que vão provocar.
Criadas pela Geração Y e Z, essas crianças tendem a ser ainda mais livres em relação à sua identidade: meninas já não crescem mais em um mundo cor de rosa, o que tende a torná-las cada vez mais protagonistas e em posições de poder. Gênero e orientação sexual provavelmente não serão amarras, assim como o direito à diferença será uma causa forte. Mas…somente daqui há alguns anos como serão as características desses indivíduos.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |